“Nossas memórias não estão em nossas coisas. Elas estão em nós”. Pare e pense nessa frase: o que é realmente importante em sua vida? Coisas ou pessoas? Já ouviu falar em um estilo de vida minimalista?
Ele tem em seu conceito que o acúmulo de menos itens proporciona mais liberdade, leveza e simplicidade às pessoas. E, claro, à vida de cada um.
Você realmente precisa ter 20 tipos de calças? E canetas de todas as cores? Diferentes tipos de calçados? Bolsas e objetos de cozinha? Esses são apenas alguns exemplos.
Reavaliar suas prioridades é o primeiro passo para se desfazer do que está em excesso em sua vida. Vale pra relacionamentos, ideias, atividades. O que não lhe agrega não serve, simples assim.
Que tal começar esse processo em sua vida? Ele não precisa ser imediato, nem brusco. Mas, depois que você começar, vai perceber os benefícios quase que imediatamente. E, assim que isso acontecer, há grandes chances de você encontrar outros caminhos para viver de forma mais simples.
E não é viver com o que cabe em uma mochila. Não mesmo (pelo menos, não estamos nos referindo a nada extremo assim).
Estamos falando num consumo essencial, sem exagero e sem carregar bagagens desnecessárias. A pergunta básica no momento de adquirir algo é: “Eu realmente preciso disso?”. Se a resposta for não, você já sabe o que fazer.
E se você vive com menos, pode ser que aquelas horas extras de trabalho não sejam mais necessárias, por exemplo, pois seu consumo diminuiu e, consequentemente, seus custos. É qualidade de vida que fala, né?
Pessoas minimalistas costumam ter bastante foco e assumem a responsabilidade de suas decisões.
https://www.youtube.com/watch?v=D5-WNMFOlhk
Esse trailer é do documentário Minimalismo Já. Sua classificação etária é de 12 anos e está disponível na plataforma Netfllix.
Assista para saber mais sobre o assunto e entender o quanto a prática pode mudar a sua vida ❤️