Quais as lições o esporte pode nos ensinar?

Compartilhar

O esporte é uma prática que surgiu na humanidade há milhares de anos. Seja para agradar deuses ou como uma questão de sobrevivência e competição, as práticas esportivas foram evoluindo ao longo dessa trajetória, sendo regulamentadas, profissionalizadas, adquirindo o caráter de entreter o público torcedor e até mesmo se tornando um mercado que movimenta milhões em dinheiro.

E assim, seja para quem torce, quem compete ou para quem vive disso, o esporte sempre tem uma lição para transmitir às pessoas, com histórias de superação, motivação, foco na saúde mental, entre outros relatos e vivências inspiradores.

Você deve ter visto, por exemplo, a história da respeitada ginasta norte-americana Simone Billes que decidiu se retirar das Olimpíadas de Tóquio por priorizar a saúde mental, conscientizando o público sobre os danos causados por situações de grande pressão emocional.

Outra história inspiradora é a de Usain Bolt, um dos mais renomados atletas de todos os tempos, que é sinônimo de extrema motivação e persistência, qualidades imprescindíveis para mantê-lo no topo por um longo período e em várias provas diferentes.

Quem nos contou também sobre os principais ensinamentos do esporte foram o judoca Daniel Cargnin e a ginasta Julie Kim, atletas olímpicos brasileiros que visitaram o Acqua Lokos recentemente.

Julie já disputou mundiais, Jogos Pan-americanos e os Jogos Olímpicos do Rio 2016, e segundo ela, para entrar no esporte é preciso muita disciplina e resiliência.

O esporte nos ensina que podemos chegar mais longe do que pensamos, basta olhar para toda a nossa trajetória. Além disso, servir de inspiração é muito gratificante, é o reconhecimento do nosso trabalho”, salientou a ginasta. Quando era pequena, Julie espiava as atletas mais velhas na porta do ginásio, sonhando em um dia ser como elas, e anos depois, era ela quem inspirava as pequenas atletas.

Daniel competiu nas Olimpíadas de Tóquio e conquistou a medalha de bronze no judô, e a lição mais importante pra ele foi poder contar com o apoio das pessoas que o amam, independentemente do resultado na competição.

Recebi muito carinho antes de embarcar. Sentia um peso nas costas, muita pressão e ansiedade, mas saber que essas pessoas estavam comigo, ganhando ou perdendo, foi muito importante pra mim”, conclui Daniel.

Para Daniel, o esporte, assim como a família, ajuda a pessoa a se tornar quem ela vai ser no futuro, forma o caráter. “Além da medalha e da competição, uma das coisas que o esporte me ensinou foi ter responsabilidade desde cedo, coisa que é difícil em tempos de internet e videogame”, explicou o judoca, acrescentando que não adianta ser um atleta medalhista se não for um campeão na vida.

E essa é a mensagem que Daniel e Julie deixam aos jovens moradores do litoral gaúcho, que sintam-se inspirados pelo esporte, permitindo que isso possa ser o propulsor de novas oportunidades e perspectivas de crescimento na vida.

E você, esportista amador ou profissional, qual a lição mais importante que o esporte já te ensinou? Seu comentário é muito importante pra nós.

Veja mais

Arteterapia: aprenda o que é e conheça...

Abstrair, admirar a beleza de uma canção, de um texto, refletir sobre uma história. Esses são alguns exemplos de...

Compartilhar

Crenças limitantes: Consegue perceber...

Não mereço! Não sou bom nisso! Não posso errar! Não preciso mudar porque assim está bom! Não tenho a mesma sorte...

Compartilhar

Um aquece para o verão

Que tal aproveitar e curtir uma prévia da nossa Temporada Verão? O Acqua Lokos está sempre atento aos sinais dos...

Compartilhar
CONHEÇA
O PARQUE

Descubra as atrações e aproveite essa experiência!

Acompanhe tudo que rola no Parque
em nossas mídias

Facebook
TripAdvisor
Instagram
This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.

Newsletter

Deixe aqui seu e-mail para receber nossas novidades

Premiações do Acqua Lokos

  • Logo Acqua Lokos
  • COMO CHEGAR

    Estrada do Mar, Km 50 - n° 2000

    Entre Arroio Teixeira e Curumim

    Capão da Canoa - RS - BRASIL

  • HORÁRIOS

    Temporada Verão Pocket

    Sexta, sábado e domingo - das 10h às 17h - 12/11/2021 a 12/12/2021 e 12/03/2022 a 01/05/2022

    Temporada Verão

    Quinta a terça - das 10h às 17h30 *Fecha somente nas quartas - 17/12/2021 a 06/03/2022

    Temporada Inverno

    Sábados, domingos e principais feriados - das 10h às 17h. - Início desta temporada: 06/05/2022

    Hotel

    Aberto o ano todo

  • Mascote Acqua Lokos