Quais as lições o esporte pode nos ensinar?

Compartilhar

O esporte é uma prática que surgiu na humanidade há milhares de anos. Seja para agradar deuses ou como uma questão de sobrevivência e competição, as práticas esportivas foram evoluindo ao longo dessa trajetória, sendo regulamentadas, profissionalizadas, adquirindo o caráter de entreter o público torcedor e até mesmo se tornando um mercado que movimenta milhões em dinheiro.

E assim, seja para quem torce, quem compete ou para quem vive disso, o esporte sempre tem uma lição para transmitir às pessoas, com histórias de superação, motivação, foco na saúde mental, entre outros relatos e vivências inspiradores.

Atletas dão exemplos a serem seguidos

Você deve ter visto, por exemplo, a história da respeitada ginasta norte-americana Simone Billes que decidiu se retirar das Olimpíadas de Tóquio por priorizar a saúde mental, conscientizando o público sobre os danos causados por situações de grande pressão emocional.

Outra história inspiradora é a de Usain Bolt, um dos mais renomados atletas de todos os tempos, que é sinônimo de extrema motivação e persistência, qualidades imprescindíveis para mantê-lo no topo por um longo período e em várias provas diferentes.

Quem nos contou também sobre os principais ensinamentos do esporte foram o judoca Daniel Cargnin e a ginasta Julie Kim, atletas olímpicos brasileiros que visitaram o Acqua Lokos recentemente. 

Julie já disputou mundiais, Jogos Pan-americanos e os Jogos Olímpicos do Rio 2016, e segundo ela, para entrar no esporte é preciso muita disciplina e resiliência.

O esporte nos ensina que podemos chegar mais longe do que pensamos, basta olhar para toda a nossa trajetória. Além disso, servir de inspiração é muito gratificante, é o reconhecimento do nosso trabalho”, salientou a ginasta. Quando era pequena, Julie espiava as atletas mais velhas na porta do ginásio, sonhando em um dia ser como elas, e anos depois, era ela quem inspirava as pequenas atletas.

Daniel competiu nas Olimpíadas de Tóquio e conquistou a medalha de bronze no judô, e a lição mais importante pra ele foi poder contar com o apoio das pessoas que o amam, independentemente do resultado na competição.

Recebi muito carinho antes de embarcar. Sentia um peso nas costas, muita pressão e ansiedade, mas saber que essas pessoas estavam comigo, ganhando ou perdendo, foi muito importante pra mim”, conclui Daniel.

Para Daniel, o esporte, assim como a família, ajuda a pessoa a se tornar quem ela vai ser no futuro, forma o caráter. “Além da medalha e da competição, uma das coisas que o esporte me ensinou foi ter responsabilidade desde cedo, coisa que é difícil em tempos de internet e videogame”, explicou o judoca, acrescentando que não adianta ser um atleta medalhista se não for um campeão na vida.

E essa é a mensagem que Daniel e Julie deixam aos jovens moradores do litoral gaúcho, que sintam-se inspirados pelo esporte, permitindo que isso possa ser o propulsor de novas oportunidades e perspectivas de crescimento na vida.

E você, esportista amador ou profissional, qual a lição mais importante que o esporte já te ensinou? Seu comentário é muito importante pra nós.

Veja mais

A socialização para uma vida mais...

  Você é uma pessoa que faz amigos rapidamente? Que consegue desenvolver uma conversa com um estranho? Ou tem um...

Compartilhar

Arteterapia: aprenda o que é e conheça...

Abstrair, admirar a beleza de uma canção, de um texto, refletir sobre uma história. Esses são alguns exemplos de...

Compartilhar

Crenças limitantes: Consegue perceber...

Não mereço! Não sou bom nisso! Não posso errar! Não preciso mudar porque assim está bom! Não tenho a mesma sorte...

Compartilhar
CONHEÇA
O PARQUE

Descubra as atrações e aproveite essa experiência!

Acompanhe tudo que rola no Parque
em nossas mídias

Facebook
TripAdvisor
Newsletter

Deixe aqui seu e-mail para receber nossas novidades

Premiações do Acqua Lokos

  • Logo Acqua Lokos
  • COMO CHEGAR

    Estrada do Mar, Km 50 - n° 2000

    Entre Arroio Teixeira e Curumim

    Capão da Canoa - RS - BRASIL

  • HORÁRIOS

    Temporada Inverno

    De 07/05/2022 a 30/10/2022 aos sábados, domingos e principais feriados- das 10h às 17h.

    Temporada Verão

    De 16/12/2022 a 26/02/2023 diariamente exceto nas quartas-feiras- das 10h às 17:30

    Temporada Verão Pocket

    Retorna de 04/11/2022 a 11/12/2022 nas quintas, sextas, sábados, domingos e principais feriados. Horário: das 10h às 17h

    Hotel

    Aberto o ano todo

  • Mascote Acqua Lokos