Você mora em um espaço pequeno, mas tem vontade de ter uma horta? Saiba que com um pouquinho de organização e alguns produtos especiais é possível. Você pode plantar de tudo, mas hoje as nossas dicas serão para os amantes do chá! Vamos aproveitar que o período do frio está se aproximando e dividiremos algumas dicas com vocês! Ah, mas nada impede que no verão você faça uma bebida bem gelada para se refrescar.
Além de saboroso, o chá pode trazer benefícios e ajudar, por exemplo, a melhorar sintomas de gripe e gastrite. Veja como cultivar algumas plantas utilizadas eu seu preparo.
Alecrim
Você deve conhecê-lo de algumas receitas culinárias. Seu chá ajuda a aliviar inflamação e o ardor de gripes e resfriados. Para fazer a bebida, bastam dois galinhos.
Camomila
O chá de camomila é um dos mais conhecidos e comuns do mundo – e também é muito fácil de cultivar. Você pode comprar sementes e plantá-las em casa, deixando o vasinho em um lugar bem iluminado, ou já comprar as mudas cultivadas. Depois, é só colher as flores assim que florescerem e secá-las ao sol antes de misturar com a água fervida.
Menta
Existem muitas variações de menta na natureza e todas elas podem ser cultivadas em ambientes iluminados ou de meia luz. O principal é lembrar que a planta prefere o solo úmido, por isso, não esqueça de regá-la. Você pode usar as folhas frescas para o chá ou secar os ramos ao sol para usar depois.
Jasmim
Pra quem precisa relaxar é uma ótima pedida. Essa é uma planta que cresce para cima, no estilo trepadeira, e que gosta do sol. Vale colocar algum tipo de apoio ou arame para que ela tenha um suporte ao crescer. Colha as flores assim que nascerem e use-as frescas para o chá. Uma dica: soltar as pétalas vai ajudar a deixar o chá ainda mais saboroso.
Hortelã
O tipo da erva aromática mais indicado para o preparo de chás é a hortelã-pimenta, que tem sabor acentuado. A planta tem cultivo fácil, e pode ficar em pequenos vasos ou jardins. Ela precisa de irrigação duas vezes ao dia e de um local que tenha boa iluminação solar. Ótimo para digestão.
Lavanda
Seu sabor floral é surpreendentemente doce nos chás e tem um efeito calmante, o que é ótimo para reduzir a tensão. As flores – a parte da planta usada para fazer o chá – podem ser colhidas e utilizada imediatamente. Mas você também tem a opção de secar os caules de cabeça para baixo em um local fresco para uso posterior.
Quem sabe esta não pode se transformar em uma atividade terapêutica para você fazer sozinho ou em família?