Já não é novidade que a atividade física é extremamente importante para a saúde, certo? Seus efeitos são incontestáveis e, associados à uma dieta equilibrada, os exercícios praticados de forma regular e constante podem manter os índices de glicemia controlados em pacientes com diabetes tipo 2, por exemplo, diminuindo ou reduzindo a necessidade de medicamentos. Eles também ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares, promovem um funcionamento mais harmônico de todos os órgãos e, claro, melhoram a forma e a disposição, entre muitos outros benefícios.
Mas você sabia que, além desses, a atividade física também traz benefícios para a saúde mental? É isso mesmo: só vantagem!!! Há estudos que mostram que ela diminui os riscos de depressão e reduz a perda cognitiva em pacientes com mal de Alzheimer.
Ainda mais benefícios
E não para por aqui. Fora todo o condicionamento físico e a sensação de bem-estar, praticar um esporte melhora a capacidade cognitiva, diminui os níveis de ansiedade e estresse de maneira geral e eleva a qualidade do sono – o que traz mais disposição para o dia a dia. Ainda: contribui para melhorar a autoestima, o autoconceito, a imagem corporal e as funções cognitivas e, quando feita em grupo, possibilita interações com outras pessoas. Além disso, seu custo é indiscutivelmente menor quando comparado e outros tratamentos que podem ser necessários ao longo da vida.
É claro que não dá pra garantir que a atividade física vai isentá-lo de algum problema de saúde, mas que é uma grande aliada na prevenção e muito mais saudável do que qualquer remédio, a gente não pode negar.
Não deixe que o sedentarismo leve sua saúde embora. Pense nas pessoas que você ama e que lhe amam. O autocuidado é um ato de amor a você e aos outros também. Nunca é tarde pra começar (ou recomeçar). Lembre-se sempre de procurar um médico antes de iniciar alguma atividade.
Confere o vídeo que separamos para você.