Quando você se interessa por um assunto na internet resolve dar uma arrastada no cursor para ver o tamanho do texto antes de decidir se vai lê-lo? Se for muito grande, você desiste? Se a resposta for sim, que tal reavaliar seus hábitos de leitura?
Quando você lê, tem acesso a informações e a todo tipo de conhecimento. Além disso, uma pessoa esclarecida e com capacidade de argumentação e compreensão tem boas referências, é capaz de ser mais criteriosa e tomar decisões melhores.
É verdade que há pouco mais de uma década as pesquisas eram feitas em livros e enciclopédias. E, hoje, a internet oferece áudios, vídeos e resumos que facilitam qualquer busca por resposta e podem diminuir o interesse na leitura. Porém, por mais clichê que possa parecer, quem lê pode viajar por diferentes lugares e viver experiências além do “seu mundo real”. Tudo isso possibilita novos aprendizados e mais reflexões: é possível conhecer realidades diferentes da sua e aprender a se colocar no lugar do outro. Ler também facilita a escrita: quanto mais vemos uma palavra, mais facilidade temos de memorizá-la. Quem lê também se comunica melhor.
Quer desenvolver o hábito da leitura e não sabe por onde começar? Veja algumas dicas
Procure ambientes tranquilos
Pode parecer óbvio, mas isso faz toda a diferença. Encontre um lugar apropriado para a leitura, distante do barulho e de distrações.
Compartilhe
Leia para outras pessoas. Pode ser um sobrinho, seu irmão mais novo, seu filho. Contar uma história para alguém é uma ótima maneira de criar o hábito da leitura.
Leia nas horas vagas
Aproveite percursos para ler, de pouquinho em pouquinho. Se estiver em uma fila também vale. Ou em seu intervalo de almoço, esperando por uma consulta médica. 15 minutinhos por dia podem mudar sua perspectiva e seus hábitos.
Procure por assuntos que lhe atraiam
Ir em busca de livros que falem sobre algo que lhe agrade ajuda a fazer da leitura algo prazeroso e não entediante.
Qualidade > Quantidade
Ler qualquer coisa é melhor que ler coisa nenhuma, certo? Mas quando pegar o hábito, aposte em qualidade. Conhecimento é melhor que números. Afinal, quando falamos em leitura, não existe competição.
Agora é só começar!