Loira é uma guerreira! Chegou ao Acqua Lokos logo após a vinda do Fedorento. Se chama Loira por sua pelagem dourada. Não possui uma raça pura, provavelmente é uma cruza de collie com vira-lata. Possui traços bonitos e elegantes. Já morando aqui, gostava muito de passear por Arroio Teixeira e Curumim com o Fedorento. Em uma dessas aventuras foi atropelada num grave acidente.
Nós ficamos uma semana sem vê-la, não sabíamos o que tinha ocorrido. Então, uma veterinária nos contatou avisando que ela estava muito mal. Providenciamos todos os procedimentos para salvá-la. Nas diversas cirurgias, teve uma das patas amputadas e na sua perna de trás foram colocados 13 pinos.
A recuperação levou mais de 1 ano.Desde então, tem recebido muito carinho (muito), por isto, hoje é bastante ciumenta. Sempre que os outros cachorros ganham atenção, fica com ciúmes e começa a latir.
Curiosidade: Loira gosta de descansar no meio da recepção do hotel e acompanhar a reunião de treinamento dos colaboradores no local. Ela ganha carinho de todos e implica bastante com a Osa, sua amiga, com quem tem uma relação de carinho e divertida competição.