Já pensou em transformar seu hobby em um negócio lucrativo?

Compartilhar

Pandemia provavelmente é uma das palavras mais utilizadas desde o ano passado. E não é à toa, certo? Muitos assuntos, novidades e novas formas de viver surgiram em razão dessa palavra já tão cansativa, mas ainda presente e importante.

O fato é que não podemos ignorar tudo o que a pandemia trouxe. De bom e de ruim. O essencial é entender que, de quase todas as situações da vida, é possível aprender uma lição.

Por falar em lição, uma delas foi aplicada a muitas famílias no último ano: a transformação de um hobby em negócio. Se você der uma passada rápida pelas redes sociais ou principais sites de informação, vai se deparar com diferentes histórias de pessoas que tinham uma paixão que, por necessidade, virou fonte de renda – e, acreditem: trouxe felicidade e satisfação a muitas pessoas.

Você já parou para pensar nisso? Quantas pessoas deram a volta por cima no período da pandemia, financeiramente falando? Claro, estamos falando no âmbito das perdas nos negócios e finanças, certo gente? Perda de entes queridos é um caso muito mais complexo, tá bem? Mas voltando, em qualquer crise, pode pintar o insight de implementar um negócio, aproveitando um hobby.

Perdeu o emprego?  Quem sabe não seja a hora de colocar aquele sonho antigo em prática e começar de novo com algo novo?

Mas por quê um hobby? Porque hobbies costumam trazer prazer, é aquilo que você gosta de fazer. Então, as chances de transformar sua atividade preferida em uma ocupação que possa trazer lucro, e ainda lhe fazer feliz, são bem altas.

É claro que é preciso pensar no risco de se frustrar, perder dinheiro, e o seu lado empreendedor ir por água abaixo nas primeiras adversidades. Por isso, é necessário muito planejamento antes de iniciar.

Outra informação importante: se abrir um negócio só seu, seu hobby não será sua única atividade, pois haverá processos que também ficarão sob sua responsabilidade. Além de ter chance de ser algo que você considere chato, também é preciso pensar no fato de que você simplesmente pode não saber como fazer. E perder tudo.

Por isso, antes de sair por aí, veja algumas dicas:

– Faça um diagnóstico completo de sua atual situação financeira e procure adaptar a sua iniciativa empreendedora a essa situação.

– Elabore um Plano de Negócios. Pesquise o mercado do produto que você quer vender/produzir.

– Analise os riscos e suas consequências.

– Verifique sua rentabilidade.

– Reflita bastante sobre a seguinte pergunta: “Meu hobby continuará me trazendo prazer ao se transformar em obrigação e única fonte de renda?”.

– Se for possível, faça um teste antes. Por exemplo, comece com uma produção reduzida ou com menos horas de dedicação, no início. Só para sentir.

– Tenha referências ou mentores. Converse com pessoas que passaram por isso e deram certo. Escute suas histórias, dificuldades, acertos e absorva toda a experiência possível.

– Pesquise e faça das redes sociais suas grandes aliadas.

Esse desgaste inicial para uma decisão tão importante é necessário. É muito melhor reformular sua estratégia do que se aventurar em um mercado desconhecido e com chances de perder todas as suas economias em questão de meses.

Se depois de fazer essa avaliação você perceber que não está preparado, tudo bem. Nem todo mundo tem um perfil empreendedor e tá tudo certo.

Mas se você entendeu que é o seu momento, boa sorte! Estamos torcendo!

Fonte: https://empreendacomproposito.com.br

Veja mais

Como fazer o igual diferente?

Rotina, casa, trabalho, filhos, estudos. Você já se pegou pensando que “todo o dia é sempre igual”? Pois saiba...

Compartilhar

O Hotel está de volta

Aos poucos, o retorno está se encaminhando. Assim como em 2020, o Acqua Lokos optou por abrir de forma gradual, em...

Compartilhar
CONHEÇA
O PARQUE

Descubra as atrações e aproveite essa experiência!

Acompanhe tudo que rola no Parque
em nossas mídias

Facebook
TripAdvisor
Newsletter

Deixe aqui seu e-mail para receber nossas novidades

Premiações do Acqua Lokos

  • Logo Acqua Lokos
  • COMO CHEGAR

    Estrada do Mar, Km 50 - n° 2000

    Entre Arroio Teixeira e Curumim

    Capão da Canoa - RS - BRASIL

  • HORÁRIOS

    Temporada Inverno

    Sábados, domingos e principais feriados - das 10h às 17h.

    Temporada Verão

    Quinta a Terça - das 10h às 17h30.

    Hotel

    Hotel Aberto

  • Mascote Acqua Lokos