No Acqua Lokos Parque Hotel a Área Fazenda compreende um espaço privilegiado de contato com a natureza e com os animais. A equipe que atua na área é treinada e capacitada para oferecer aos animais todos os cuidados necessários para seu bem-estar e conforto. O setor também conta com um ferrador e um médico veterinário que prestam serviços sempre que necessário.
Todos os animais recebem o mesmo tratamento
Todos os animais, sejam os que permanecem no galpão para visita ou os que são utilizados nos passeios, recebem o mesmo tratamento. Eles passam por constantes acompanhamentos e exames, além de receberem ração balanceada e suplementos que suprem as demandas nutritivas como cálcio, ferro, fosfato e magnésio, por exemplo. Ainda, a equipe também cuida da questão sanitária dos animais, como a desverminação, além de vacinação obrigatória contra várias enfermidades.
A instalação dos animais no parque, que é de onde saem os passeios, é um galpão amplo, sem paredes, o que facilita a circulação do vento. Os cavalos permanecem à sombra e têm acesso ao reservatório de água a cada passeio.
Já o galpão dos animais, que fica próximo ao hotel, possui várias baias, onde dormem os animais dos passeios e outros como pôneis, coelhos, cabras, ovelhas e pássaros. Os animais que permanecem no galpão recebem a visitação do público durante o passeio com o trenzinho. Ambos os galpões recebem limpeza diária, oferecendo as condições adequadas aos animais.
Cavalos fazem revezamento
Os cavalos utilizados para os passeios e na charrete fazem revezamento, sendo que os animais usados em um dia passam o dia seguinte no campo, e assim sucessivamente. Ao fim do dia, todos os 23 cavalos recebem a alimentação que é composta de ração balanceada com uma tabela nutricional muito bem avaliada. Além disso, eles recebem vegetação à base de fibras, como alfafa ou feno e dormem todos nas baias, em uma cama de casca de arroz.
Os animais do passeio são da raça crioulo, além de um mangalarga marchador, e os cavalos que puxam a charrete são da raça percheron, que têm maior aptidão para a força e tração, puxando uma charrete com quatro adultos e uma criança com tranquilidade. Os cavalos da charrete passam pelo ferrageamento a cada 60 dias, pois andam nas ruas internas do parque. Os animais que fazem o passeio são apenas casqueados, pois não passam por trilhas com pedras ou britas.
A equipe que atua na Área Fazenda, assim como todos os outros colaboradores, realizam treinamentos diários sobre as questões e práticas experienciadas no dia a dia da empresa. Além disso, todos os itens que envolvem esta área, desde os animais, estribos, galpões, charrete, dentre outros, passam por checagem diária, registrados em documento assinado pelos responsáveis.