Pandemia ainda é o assunto mais falado no mundo desde 2020, certo? E, junto dele, vieram muitas outras palavras como reinvenção, gratidão, híbrido e EMPATIA. É sobre esse último assunto que falaremos hoje.
De forma geral e bem ampla, empatia é se colocar no lugar do outro. Mas será que é “só” isso mesmo? Se a gente parar pra pensar, além de se colocar no lugar do outro, empatia também é tentar entender o que a outra pessoa está sentindo ou pensando.
Veja esse vídeo a seguir:
Perceberam como, especialmente, a raposinha teve empatia pelo porco-espinho? Ao se colocar no lugar do colega que não conseguia chegar perto de ninguém sem estragar algo ou ferir um amigo, ela sentiu e entendeu sua tristeza e solidão. Isso é empatia. E, mais do que entender e sentir, junto aos amigos, a raposinha encontrou uma maneira de mudar essa situação.
Empatia é presença e percepção. É estar ali pelo outro, MESMO quando você não consegue ajudar efetivamente. Observe, sinta, escute, entenda qual é a necessidade. Algumas pessoas REAGEM de forma mais natural e instintiva, mas todos podemos escolher AGIR de uma forma melhor e com empatia.
Empatia é um sentimento nobre. E todos os dias temos a chance de ser alguém melhor. Procure fazer a sua parte.