Uma bióloga marinha que tem a fotografia como paixão. Essa mistura de conhecimento resultou em 1300 fotos de diferentes espécies da flora e fauna, registradas por Daniela Martins, bióloga convidada especialmente para fazer as fotos para a exposição, no Hotel. Todas as imagens foram feitas no espaço onde é realizado o Passeio Eco-Histórico (se você perdeu a nossa matéria contando sobre ele, clique aqui). “A ideia para essa sessão de fotos foi gerar imagens com todas as espécies existentes no Acqua Lokos. Há, por exemplo, muitos bichos que as pessoas não fazem ideia de que estão ali”, conta Daniela.
A profissional elaborou um documento que explica cada uma das espécies identificadas por ela, tanto da flora quanto da fauna. “Foquei bastante na parte da fauna nativa. É muito bacana o fato da direção se preocupar tanto com isso. Eu, pessoalmente, me surpreendi bastante por esse lado voltado para a parte de proteção do Meio Ambiente. É uma parceria muito bacana, além de uma surpresa muito positiva”. No Acqua Lokos há uma área preservada bem grande. “Nem parecia ser possível que as fotos captadas tenham sido tiradas dali”. O que mais encantou Daniela foi a quantidade de espécies, afinal, o Acqua Lokos fica em uma área urbanizada.
Por ser bióloga, ela está acostumada a frequentar esses ambientes. Por isso, já sabia o que poderia encontrar. Mesmo assim, teve encontro com bichos que nunca tinha visto na natureza, como o ouriço-cacheiro. Daniela estava andando em silêncio, logo que o sol havia nascido, pois geralmente é o horário que as aves estão mais ativas. “Estava em busca delas. De repente, olhei para uma árvore e lá estava ele. Ficamos nos olhando. Fiquei uns segundos paralisada e levantei a câmera devagar. Cuidei para não fazer nenhum movimento brusco, que pudesse assustá-lo – enquanto ele também deve ter calculado o seu risco de ameaça. Tirei a foto, saí e respeitei o espaço dele”, relembra. Nessa busca por imagens, ela também destaca as orquídeas, que não foram plantadas por ninguém, simplesmente apareceram ali, e trazem um visual mais bonito para o espaço.
Curiosos? Em breve, o resultado desse trabalho se transformará em uma exposição, que trará informações sobre este lado ecológico do Parque. Aguardem!