Tchê! Como estão os nossos Migos, todos bem? Vamos para mais umas sugestões boas barbaridade da nossa editoria “5 Dicas Bacanas Acqua Lokos”. Como já devem ter percebido, a temática desta vez é gaúcha. Queremos sempre trazer conteúdo interessante para você e sua família, com assuntos agradáveis para nos envolver positivamente neste período.
Comida é bom. E aqui no sul do Brasil temos algumas fantásticas. Claro que devemos manter dietas equilibradas, cuidar com os excessos, assim podemos desfrutar com prazer de pratos muito saborosos. A culinária da região sul é riquíssima, tem influência de imigrantes e incorpora características determinadas pelo clima mais frio. Lembramos que todo o material da nossa editoria: “5 Dicas Bacanas Acqua Lokos”, está publicado aqui no site, Facebook e Instagram (Destaques/ Stories).
Quem vem visitar nosso estado se delicia com as comidas daqui. E quem vive no Rio Grande (gaúchos de Santa Catarina e Paraná também) tem muito orgulho, esbanjando-se com estes pratos no dia-a-dia. São comidas um pouco rústicas e simples, que trazem o clima campeiro e memórias afetivas.
CHURRASCO – Indiscutível! É o número 1 de qualquer gaúcho. Começou no fogo de chão e se mantém como tradição até hoje. Como tempero somente sal grosso. Deve ser assado no espeto. Diversos cortes e tipos de carne são possíveis: tatu, matambre, maminha, a queridinha picanha, costela… salsichão, linguiça, porco, frango também vai. Como acompanhamento pode ser servido arroz, salada, maionese, farofa e pão. E tem churrasco profissional, costelão 12 horas, boi no rolete e o espeto corrido.
Quer uma receita? Confere AQUI
XIS CORAÇÃO – Hambúrguer se come em praticamente todos os lugares do mundo, mas aqui ele é diferente, é o xis gaúcho. O pão é maior, tem cerca de 20 centímetros de diâmetro. No recheio de forma geral vai maionese, alface e tomate picadinhos, milho, ervilha, ovo e queijo. Depois de montado ele é prensado na chapa. A carne principal do recheio varia e ela que dá nome ao xis. Das escolhas preferidas e que muitos falam que só se encontra aqui é o xis coração de frango/galinha. Uma delícia!
Quer uma receita? Confere AQUI
PAÇOCA DE PINHÃO – Nas regiões de serra há muitas araucárias, por consequência, se come muito pinhão. Ele tem tudo a ver com o inverno e tem um sabor único. Uma das combinações mais interessantes é o pinhão com charque, uma comida que remete a época dos tropeiros.
Quer uma receita? Confere AQUI
TAINHA ASSADA – Poderiam entrar diversas outras comidas nesta seleção, o arroz de carreteiro, por exemplo. Mas algumas vezes não se associa os pescados às comidas gaúchas. Porém no sul há muitos rios e um vasto litoral. A tainha assada é um clássico, alguns assam na taquara dando muito mais personalidade. É um peixe de sabor forte. Alguns fazem recheada com camarão, espetacular.
Quer uma receita? Confere AQUI
SAGU DE VINHO – Para completar tinha que ter uma sobremesa. O sagu é aquele doce que lembra o gostinho dos pratos feitos pela vovó. São bolinhas de mandioca cozidas com vinho tinto e açúcar. Geralmente acompanhado de um creme ou caldo de leite. Tem que sempre guardar um espaço para o doce!
Quer uma receita? Confere AQUI