Somar o lúdico com o aprendizado. Foi dessa necessidade que surgiu o projeto Dia Letivo no Parque, momento no qual estudantes vão até o Acqua Lokos e têm a oportunidade de ter uma aula prática em meio à Mata Atlântica. Aprendizado, diversão e cultura são as três palavras que resumem o que esta iniciativa representa.
Vânia Barbosa Pereira, bióloga do Parque, e uma das responsáveis pelo projeto, explica: “Queríamos a diversão com um cunho pedagógico, que direcionasse para outras atividades e também trouxesse algum tipo de aprendizado”.
Além disso, o projeto também é mais uma ferramenta de ensino para os professores, pois é uma forma de ilustrar o que é dito em sala de aula. “Fazer parte disso é uma realização profissional. Conseguir traduzir teoria em algumas atividades práticas é incrível, e unir lazer e aprendizado é nossa principal conquista”, celebra Vânia.
O projeto – O Dia Letivo no Parque surgiu em fevereiro de 2017 e recebeu mais de mil alunos. Em 2018, este número foi triplicado. O projeto atende escolas públicas e particulares de todo o Estado e, além de professores e estudantes acima de 5 anos de idade, também recebe os pais desses alunos.
Essa possibilidade proporciona a integração da família com a comunidade escolar, transformando situações do dia a dia em momentos de ensino. Todas as atividades são acompanhadas por monitores, que abordam questões de Sustentabilidade e Educação Ambiental, além de noções práticas de química e biologia.
O Parque tem capacidade para receber até 5 turmas de 50 alunos por dia, e cada turma precisa vir acompanhada de, no mínimo, dois professores. O projeto é realizado às sextas-feiras, sábados e feriados, entre os meses de março e novembro, das 10h às 17h. Para mais informações e agendamento: (51) 3625.2992.