O jogo de bocha é bem tradicional aqui no litoral norte gaúcho. As famílias se reúnem na beira da praia, nos clubes ou até mesmo no gramado em frente às casas para uma boa partida. O esporte consiste em lançar bochas (bolas) para que fiquem o mais perto possível de um bolim (bola pequena), lançado no início do jogo. Só não vale dar “lagarteada” – jogar a bocha com força rolando em vez de arremessá-la pelo ar! Não se sabe ao certo se a origem da bocha é da época dos romanos, dos gregos ou egípcios, mas o certo é que eles foram muito felizes pegando pedras redondas e inventando este jogo.
Algumas regras:
– Pode ser jogado entre duas pessoas ou duas equipes.
– Cada jogador ou equipe tem direito a metade da quantidade de bochas disponível.
– O início da partida se dá com o arremesso do bolim. O lugar em que o bolim para passa a ser o ponto daquela partida do qual as bochas devem ser aproximadas.
– Cada jogador lança uma bocha de cada vez. A bocha mais próxima do bolim determina qual será o próximo jogador.
– É permitido aos jogadores eliminarem uns aos outros, através do distanciamento das bochas adversárias ao chocá-las com as próprias bochas. O lançamento das bolas deve ser feito pelo ar.
– O jogador ou equipe vencedora é aquele que conseguir aproximar mais bochas do ponto estabelecido e, consequentemente, conseguir conquistar mais pontos.
Descubra as atrações e aproveite essa experiência!
Deixe aqui seu e-mail para receber nossas novidades